Enem e Prouni



UFPA e Ufopa usarão o Enem no vestibular

Até agora, mais de 20 universidades já disponibilizaram informações

Pelo menos 24 universidades federais já diponibilizaram em seus sites informações sobre o uso da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011 para ingresso nos cursos com início no primeiro semestre de 2012. Em 14 instituições, o exame será a única etapa de seleção, pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) ou por inscrição na própria faculdade. Em outras quatro, o Enem irá substituir a primeira fase do vestibular.

Duas universidades recomendam a inscrição no exame, mas informam que ainda vão decidir a forma de aproveitamento da nota. Em outros quatro processos de seleção, parte das vagas serão preenchidas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Na região Norte, a Universidade Federal do Pará vai substituir a primeira fase do vestibular 2012 pelo Enem 2011; e a Federal do Oeste do Estado vai usar exclusivamente a nota do Enem 2011, mas não o Sisu.

A tendência é que com a abertura das inscrições do Enem, na última segunda-feira (23), as universidades comecem a se posicionar sobre a utilização das notas. As inscrições do Enem terminam no dia 10 de junho e custam R$ 35. E, assim como nas outras edições, haverá isenção do pagamento da tarifa para alunos que terminam o ensino médio em rede pública. As provas deste ano serão nos dias 22 e 23 de outubro.

Fonte: O Liberal - edição do dia 26.05.2011

__________________________________________



Como funciona o Prouni:
Podem se inscrever no processo seletivo do ProUni, referente ao 1° semestre de 2010, os candidatos não portadores de diploma de curso superior  que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 e alcançado no mínimo 400 pontos na média das cinco notas (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação).
Para concorrer às bolsas, o candidato deve, também, ter renda familiar de até três salários mínimos por pessoa e satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:
  • ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada;
  • ser portador de deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e que estejam concorrendo a bolsas nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesses casos não é considerado o critério de renda.
Como fazer a incrição no Prouni:
As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, acessando o Sistema do ProUni (SisProUni).
Para efetuar a inscrição, o candidato deverá informar seu número de inscrição no Enem 2009 e seu número no Cadastro de Pessoa Física (CPF). Ao efetuar sua inscrição o candidato também deverá informar um endereço de e-mail válido.
No sistema, o candidato pode pesquisar as instituições e cursos participantes do Programa. Ao efetuar a inscrição, o estudante escolhe a modalidade de bolsa e até cinco opções de instituições de ensino superior, cursos, habilitações ou turnos dentre as disponíveis, conforme sua renda familiar per capita e sua adequação aos critérios do programa.
As notas de corte de cada curso são informadas diariamente pelo Sistema, em caráter exclusivamente informativo. O candidato pode acompanhar as notas de corte e alterar suas opções até o encerramento do período de inscrição.
Pré-seleção e aprovação:
Encerrado o prazo de inscrição, o Sistema do ProUni classifica os estudantes, de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem.
Os estudantes pré-selecionados devem comparecer às instituições de ensino de posse dos documentos que comprovem as informações prestadas em sua ficha de inscrição. Para certificar-se da veracidade das informações prestadas, a instituição pode solicitar ao estudante a documentação que julgar necessária.
É facultado às instituições a realização de processo seletivo próprio. Nesses casos, a instituição deve informar previamente os candidatos sobre os critérios de aprovação.
Os candidatos aprovados terão seu nome registrado no Sisprouni, com emissão do Termo de Concessão de Bolsa. Finalizada a primeira etapa, é aberta uma segunda etapa de inscrição, destinada à pré-seleção de candidatos às bolsas que não foram ocupadas na etapa anterior, e que ocorre de forma similar. Os candidatos reprovados na primeira etapa podem se inscrever novamente, assim como os que não participaram da primeira etapa.
Para saber mais sobre as bolsas, acesse o site do Prouni, siteprouni.mec.gov.br.
O bolsista que conseguir 50% de desconto através do Prouni ainda pode ulilizar o FIES (Financiamento Estudantil), para financiar o restante do curso superior. Para maiores informações entre no site do FIES, www3.caixa.gov.br/fies/.


Inscrição 23.05 à 10.06.2011 - CLIQUE AQUI