No dia 24 de maio de 2011 foi realizada no Hangar, a apresentação dos representantes de turma. Nossa escola esteve presente no evento.
Ver fotos abaixo.Captar o movimento em mosaico da escola, na dinâmica histórica e diversa da sociedade, prospectando metodologias inovadoras com o uso das tecnologias educacionais, colaborando na formação de um cidadão socialmente mais solidário e fraterno.
segunda-feira, 30 de maio de 2011
quarta-feira, 25 de maio de 2011
Agradecimentos virtuais...
Transcrevemos na íntegra, as palavras do nosso "irmão" professor Cavalcante... ex-secretário de educação do nosso estado... nosso companheiro na comunhão das esperanças...na partilha do sonho teimoso de construir uma escola socialmente mais justa e democrática...A equipe da sala de informática agradece, pelas palavras elogiosas...abraços virtuais...
Que bom encontrar um irmão na blogosfera.
Mais um louco atravessando a noite, queimando os dedos de tanto teclar.
Mais um companheiro(a), alguém que apenas imagino o rosto.
Um teimoso, remando contra o oceano.
Contra os fatos, contra a realidade,
Contra todos,
Contra si mesmo.
Uma gotinha insistente regando a esperança de uma escola.
De duas escolas, de todas as escolas
Sou semelhante a você nesta constelação de estrelas.
Apenas mais um, um cidadão ou uma cidadã sem face,
Sem medo, um tufão, uma revolução, uma contrição
Um insistente persistente, que só Deus sabe a confissão.
Gente que compartilha tantas esperanças!!!
Um Santo ou uma Santa Luzia!!!!
Mais um louco atravessando a noite, queimando os dedos de tanto teclar.
Mais um companheiro(a), alguém que apenas imagino o rosto.
Um teimoso, remando contra o oceano.
Contra os fatos, contra a realidade,
Contra todos,
Contra si mesmo.
Uma gotinha insistente regando a esperança de uma escola.
De duas escolas, de todas as escolas
Sou semelhante a você nesta constelação de estrelas.
Apenas mais um, um cidadão ou uma cidadã sem face,
Sem medo, um tufão, uma revolução, uma contrição
Um insistente persistente, que só Deus sabe a confissão.
Gente que compartilha tantas esperanças!!!
Um Santo ou uma Santa Luzia!!!!
Conheça o excelente blogue da Escola Santa Luzia.
Clique na imagem:
Fonte: Diário de um educador
segunda-feira, 23 de maio de 2011
sábado, 21 de maio de 2011
Blitz da educação da Rede Globo no Pará
Ontem, dia 20 de maio, a equipe da blitz da educação da Rede Globo esteve em Belém para mostrar um pouco da realidade da educação em nosso estado.
Visitaram a Escola Cidade de Emaús e Escola Tenente Rego Barros, que possuem o pior e melhor IDEB: 1.4 e 6.9.
A partir do que viram nas escolas traçaram uma tese no mínimo interessante: a realidade de sucessivas greves, a ausência de disciplina e de gestão qualificada nas escolas contribuem para o baixo desempenho dos alunos(as) da rede pública estadual no Ideb.
O blogueiro não tem dúvida que tais questões sejam alguns dos fatores que prejudicam a qualidade do ensino na escola, mas não são os únicos a sepultar sonhos como a da aluna Luane – estudante da Escola Cidade de Emaús, que deseja ser juíza e acredita que mesmo nas condições precárias que estuda pode realizar o seu sonho de menina.
Indefinições em relação a implantação do Plano de Cargos e Salários (PCCR), ausência de acompanhamento pedagógico das escola, problemas de infraestrutura, violência, mau gerenciamento das escolas e falta de investimento na melhoria das condições de trabalho são fatores que reproduzem anualmente o fracasso escolar na rede estadual de ensino.
É lógico que temos muitas escolas que driblam essa realidade.
Escolas, onde a boa gestão, aliada ao compromisso político dos professores(as) e a participação da família se tornam um verdadeiro oásis de ensino de qualidade, possibilitando aos alunos(as) aprender e sonhar com um futuro de pleno direito e felicidade.
A blitz da educação acabou colocando o dedo na ferida, em relação ao tipo de sindicalismo conservador, corporativista – que não leva em conta os interesses dos país e alunos – praticado em terras parauaras.
Se os professores(as) da Escola Cidade de Emaús não estavam na escola e paralisaram suas atividades para participar da reunião da categoria, por que não estavam presentes na assembleia, conforme foi constatado pela reportagem da Rede Globo?
O problema é que para uma parcela de nossa categoria paralisações e greves são sinônimos de feriadão.
E o resultado dessa prática (considerada normal entre nós professores) é o abandono de nossos alunos(as) e a reprodução do fracasso escolar.
A quem interessa o desmonte do ensino público?
E quanto a Luane?
Até quando ela continuará lutando pra realizar seus sonhos?
Eu não sei. Mas ela tem uma boa lição pra nos ensinar:
“nunca há tempo, sempre tem tempo para gente ser alguma coisa na vida”.
Veja a reportagem completa:
Fonte: diário de um educador
Visitaram a Escola Cidade de Emaús e Escola Tenente Rego Barros, que possuem o pior e melhor IDEB: 1.4 e 6.9.
A partir do que viram nas escolas traçaram uma tese no mínimo interessante: a realidade de sucessivas greves, a ausência de disciplina e de gestão qualificada nas escolas contribuem para o baixo desempenho dos alunos(as) da rede pública estadual no Ideb.
O blogueiro não tem dúvida que tais questões sejam alguns dos fatores que prejudicam a qualidade do ensino na escola, mas não são os únicos a sepultar sonhos como a da aluna Luane – estudante da Escola Cidade de Emaús, que deseja ser juíza e acredita que mesmo nas condições precárias que estuda pode realizar o seu sonho de menina.
Indefinições em relação a implantação do Plano de Cargos e Salários (PCCR), ausência de acompanhamento pedagógico das escola, problemas de infraestrutura, violência, mau gerenciamento das escolas e falta de investimento na melhoria das condições de trabalho são fatores que reproduzem anualmente o fracasso escolar na rede estadual de ensino.
É lógico que temos muitas escolas que driblam essa realidade.
Escolas, onde a boa gestão, aliada ao compromisso político dos professores(as) e a participação da família se tornam um verdadeiro oásis de ensino de qualidade, possibilitando aos alunos(as) aprender e sonhar com um futuro de pleno direito e felicidade.
A blitz da educação acabou colocando o dedo na ferida, em relação ao tipo de sindicalismo conservador, corporativista – que não leva em conta os interesses dos país e alunos – praticado em terras parauaras.
Se os professores(as) da Escola Cidade de Emaús não estavam na escola e paralisaram suas atividades para participar da reunião da categoria, por que não estavam presentes na assembleia, conforme foi constatado pela reportagem da Rede Globo?
O problema é que para uma parcela de nossa categoria paralisações e greves são sinônimos de feriadão.
E o resultado dessa prática (considerada normal entre nós professores) é o abandono de nossos alunos(as) e a reprodução do fracasso escolar.
A quem interessa o desmonte do ensino público?
E quanto a Luane?
Até quando ela continuará lutando pra realizar seus sonhos?
Eu não sei. Mas ela tem uma boa lição pra nos ensinar:
“nunca há tempo, sempre tem tempo para gente ser alguma coisa na vida”.
Veja a reportagem completa:
Fonte: diário de um educador
quinta-feira, 19 de maio de 2011
Aula passeio no Museu Emílio Goeldi
Plano de ação 2011 sala de informática: conhecer para preservar
No dia 11 05 de 2011 foi realizada uma aula passeio no Museu Emílio Goeldi (MPEG), coordenadas pela professoras Eliza do laboratório de informática e professora Jacirema responsável pela turma 2°/9. A partir da visita ao MPEG os alunos da turma citada fizeram observações, descobertas sobre as espécies de fauna e flora da Amazônia e viram de perto a importância da preservação ambiental. O MPEG é um lugar importante para se ver vivenciar na prática o Ensino de Ciências e a Educação Ambiental.
No dia 11 05 de 2011 foi realizada uma aula passeio no Museu Emílio Goeldi (MPEG), coordenadas pela professoras Eliza do laboratório de informática e professora Jacirema responsável pela turma 2°/9. A partir da visita ao MPEG os alunos da turma citada fizeram observações, descobertas sobre as espécies de fauna e flora da Amazônia e viram de perto a importância da preservação ambiental. O MPEG é um lugar importante para se ver vivenciar na prática o Ensino de Ciências e a Educação Ambiental.
terça-feira, 17 de maio de 2011
Relatório da aula prática realizada no Museu Emílio Goeldi feito pela alunaTiciane do Socorro 2°/9 (plano de ação da sala de informática)
Ticiane do Socorro
Em 11 05 11
Fui no Museu.
Eu vi macaco, garça, guará, onça, peixe, tartaruga, vitória-régia...
...Meu passeio foi maravilhoso.
terça-feira, 10 de maio de 2011
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