segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O nó do afeto

Em uma reunião de Pais, numa Escola da Periferia, a Diretora ressaltava o apoio que os pais devem dar aos filhos. Pedia-Ihes, também, que se fizessem presentes o máximo de tempo possível.

Ela entendia que, embora a maioria dos pais e mães daquela comunidade trabalhasse fora, deveriam achar um tempinho para se dedicar a entender as crianças.

Mas a diretora ficou muito surpresa quando um pai se levantou a explicou, com seu jeito humilde, que ele não tinha tempo de falar com o filho, nem de vê-lo durante a semana.

Quando ele saía para trabalhar, era muito cedo e o filho ainda estava dormindo. Quando ele voltava do serviço era muito tarde e o garoto não estava mais acordado.

Explicou, ainda, que tinha de trabalhar assim para prover o sustento da família. Mas ele contou, também, que isso o deixava angustiado por não ter tempo para o filho a que tentava se redimir indo beijá?lo todas as noites quando chegava em casa.

E, para que o filho soubesse da sua presença, ele dava um nó na ponta do lençol que o cobria.

Isso acontecia, religiosamente, todas as noites quando ia beijá-lo. Quando o filho acordava e via o nó, sabia, através dele, que o pai tinha estado ali e o havia beijado. O nó era o meio de comunicação entre eles.

A diretora ficou emocionada com aquela história singela e emocionante.

E ficou surpresa quando constatou que o filho desse pai era um dos melhores alunos da escola.

O fato nos faz refletir sobre as muitas maneiras de um pai ou uma mãe se fazerem presentes, de se comunicarem com o filho.

Aquele pai encontrou a sua, simples, mas eficiente. E o mais Importante é que o filho percebia, através do nó afetivo, o que o pai estava lhe dizendo.

domingo, 20 de setembro de 2009

Canção das mulheres



Que o outro saiba quando estou com medo, e me tome nos braços sem fazer perguntas demais.

Que o outro note quando preciso de silêncio e não vá embora batendo a porta, mas entenda que não o amarei menos porque estou quieta.

Que o outro aceite que me preocupo com ele e não se irrite com minha solicitude, e se ela for excessiva saiba me dizer isso com delicadeza ou bom humor.

Que o outro perceba minha fragilidade e não ria de mim, nem se aproveite disso.

Que se eu faço uma bobagem o outro goste um pouco mais de mim, porque também preciso poder fazer tolices tantas vezes.

Que se estou apenas cansada o outro não pense logo que estou nervosa, ou doente, ou agressiva, nem diga que reclamo demais.

Que o outro sinta quanto me dóia idéia da perda, e ouse ficar comigo um pouco - em lugar de voltar logo à sua vida.

Que se estou numa fase ruim o outro seja meu cúmplice, mas sem fazer alarde nem dizendo ''Olha que estou tendo muita paciência com você!''

Que quando sem querer eu digo uma coisa bem inadequada diante de mais pessoas, o outro não me exponha nem me ridicularize.

Que se eventualmente perco a paciência, perco a graça e perco a compostura, o outro ainda assim me ache linda e me admire.

Que o outro não me considere sempre disponível, sempre necessariamente compreensiva, mas me aceite quando não estou podendo ser nada disso.

Que, finalmente, o outro entenda que mesmo se às vezes me esforço, não sou, nem devo ser, a mulher-maravilha, mas apenas uma pessoa: vulnerável e forte, incapaz e gloriosa, assustada e audaciosa - uma mulher.

Lya Luft

Cenas da sala de informática - turno da tarde

Avance Sempre...


Na vida as coisas, às vezes, andam muito devagar. Mas é importante não parar. Mesmo um pequeno avanço na direção certa já é um progresso, e qualquer um pode fazer um pequeno progresso.

Se você não conseguir fazer uma coisa grandiosa hoje, faça alguma coisa pequena.
Pequenos riachos acabam convertendo-se em grandes rios.

Continue andando e fazendo.

O que parecia fora de alcance esta manhã vai parecer um pouco mais próximo amanhã ao anoitecer se você continuar movendo-se para frente.

A cada momento intenso e apaixonado que você dedica a seu objetivo, um pouquinho mais você se aproxima dele.

Se você pára completamente é muito mais difícil começar tudo de novo.

Então continue andando e fazendo. Não desperdice a base que você já construiu. Existe alguma coisa que você pode fazer agora mesmo, hoje, neste exato instante.

Pode não ser muito mas vai mantê-lo no jogo.

Vá rápido quando puder. Vá devagar quando for obrigado.
Mas, seja, lá o que for, continue. O importante é não parar!!!

Autor desconhecido

Caráter...

Diga não ao bulying...!!!


Um fenômeno até então considerado corriqueiro e normal na maioria das escolas, foi a partir dos anos 90 considerado um problema grave. Através de comportamentos exclusivos e principalmente de agressões físicas praticadas por alunos ou grupos de alunos de dentro de colégios, pesquisadores e psicólogos determinaram o fenômeno não como um ato corriqueiro mais sim como um fenômeno de perseguição e com sérias seqüelas nos alunos perseguidos, o bullying como é chamada esta prática exirge atenção de pais e educadores.
O “bullying” termo apelidado por pesquisadores,é um tema atual ao qual diversos profissionais devem estar atentos.
Professores, pais e coordenadores pedagógicos, hoje, devem saber avaliar uma brincadeira mais agressiva ou outro tipo de comportamento afim de prevenir o bullying e evitar assim vitimas desse processo

Honestidade...


Vamos comentar o nosso blog...!!! Participe...

O Saber e o sabor - documentário do MEC

Dicas sobre onde é o melhor lugar para se estudar


Dicas sobre onde é o melhor lugar para se estudarSe você precisa ler um livro, ou mesmo estudar para alguma prova de sua escola, saiba que para que você possa entender toda a matéria, ou mesmo a obra, é preciso muita concentração e dedicação de sua parte. Para que isso seja possível a única forma é procurando os melhores lugares para estudar de sua casa, ou mesmo saindo caso o mesmo não exista.

É impossível se concentrar e entender algo quando está barulho, quando não encontramos silêncio ou mesmo organização. Para isso, procure sempre estudar em um cômodo calmo, com a porta fechada de preferência. Muitos preferem sem dúvidas, o quarto, onde encontram mais liberdade e o ambiente já é bem conhecido. Mas se existir uma sala, ou mesmo um quintal onde você encontre sossego, você poderá estar estudando em tais recintos, basta escolher o mais agradável. O importante é que esteja silêncio, ou nem perca seu tempo estudando, você até corre o risco de se confundir mais, ou mesmo se estressar com a matéria.

Generosidade...